segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CONSCIÊNCIA NEGRA

É mês de Novembro quando inúmeros grupos que defendem os direitos humanos e sociais celebram no dia 20 de Novembro o dia da “CONSCIÊNCIA NEGRA”.
E pensando e refletindo sobre esta data que é muito importante para um grande contingente de brasileiros que lutaram e lutam até os dias de hoje por direitos igualitários para todos.
Volto no tempo quando eu ainda era criança e meus pais me contavam histórias sobre os nossos ancestrais de origem negra, que chegaram a este país através de navios negreiros.
A onde estes indivíduos tinham sidos capturados como bichos e jogados dentro de porões dos tais navios negreiros, onde se amontoavam homens, mulheres e até crianças sem nem uma condição de higiene adequadas, eram condições subumanas.
A travessia rumo ao Brasil durava meses oceano adentro com mares bravios, muitos morriam durante a travessia e eram jogados no mar. Meus pais costumavam dizer que seus antepassados haviam lhes contados que nestes navios negreiro vinham Príncipes, Princesas, Reis e Rainhas, de varias nações do continente Africano.
Ao chegarem ao Brasil eles eram levados param mercados onde eram vendidos como se fossem bichos, animais é eram analisados dos pés a cabeça, neste momento eram desfeitas famílias inteiras, pois os senhores assim queriam. Porque eram vindos de varias regiões da áfrica e se misturassem estas regiões eles não conseguiriam se articular e se organizarem, pois eles falavam dialetos diferentes e muitas das vezes desconhecidos da maioria.
Mais mesmo assim eles se unirão para apreenderem uma linguagem que todos pudessem se comunicar entre si. Então eles começam a se organizar e formar os pequenos quilombos em locais de difícil acesso e lá dentro ele montam suas estruturas e treinam seus integrantes para que se tornem verdadeiros guerreiros que iram lutar para defender seu povo da escravidão.
Nos quilombos eles podem reverenciar os seus mitos, seus orixás, suas religiões africanas que eles reverenciavam lá em África. Inúmeras foram as Rainhas guerreiras, mulheres, mães que lutaram e que chefiaram pelotões de soldados quilombolas. Voltando aos dias de hoje, neste treze de Maio de 2009 se completou 121 anos da abolição da escravatura no Brasil.
A todo o momento ouvimos dizer que em nosso país não existe preconceitos. Mais basta um negro entrar uma loja de grife ou até mesmo no supermercado para percebermos os olhares dos seguranças da loja, em algumas delas eles te seguem o tempo todo isto é uma forma de constrangimento. Vamos parar de hipocrisia e encarar de frete os problemas e lutarmos juntos contra a todas e quais quer tipo de discriminação e viva o ZUBI dos Palmares, viva a semana da “CONSCIÊNCIA NEGRA”.


Por: John Wayne Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário